terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Vida Atrás das Lentes

Esse é o título do documentário sobre a Annie Leibovitz dirigido por sua irmã. Finalmente consegui assistí-lo. O filme faz um panorama da carreira da fotógrafa, desde o início da carreira, sob o comando de Hunter Thompson na revista Rolling Stone, à consagração internacional como uma das mais importantes profissionais do século XX.

O documentário mostra alguns depoimentos bem legais: tem a Yoko Ono falando sobre a última sessão de fotos do John Lennon, na manhã do dia em que foi assassinado, tem o Keith Richards falando da época em que a Annie seguiu uma turnê dos Rolling Stones e tem a Anna Wintour falando sobre seu trabalho pra revista Vogue.


Eu sempre quis saber como é o processo criativo da Annie Leibovtz. É inegável que todo trabalho dela tem a sua cara, mas até onde ela interfere na produção? É ela que escolhe o figurino e o cenário ou quando ela chega no estúdio já está tudo pronto a esperando? O filme não conseguiu me responder isso direito.

Será que ela é a responsável pela pós-produção? Porque grande parte da beleza das suas fotos é construída nesse momento. Também tenho esse tipo de curiosidade quanto ao trabalho do David Lachapelle. No dia que tiver essas respostas vou saber se com todos esses recursos disponíveis eu também seria um puta fotógrafo ou eles são realmente gênios.

Ps: como foi difícil escolher minhas fotos preferidas!

Um comentário:

Serginho Tavares disse...

só o fatr de ter a Anna Wintour no documentário valeu tudo